Rui Patrício, guarda-redes da seleção nacional, em declarações à Sport TV após a conquista do campeonato europeu. Portugal venceu a França por 1-0, com um golo de Éder, mas o guardião fez várias defesas a segurar o nulo:

«Temos de estar todos de parabéns, todos os portugueses pelo que sofreram para levantarmos o troféu. Agora é desfrutar ao máximo deste primeiro troféu que vai para Portugal. Noção do que fizemos? Ainda não, estava há pouco a comentar com os meus familiares que estávamos a celebrar no campo, que sabemos o que ganhámos, mas…quando chegarmos a Portugal vamos ver como o povo está a festejar.

[sobre a lesão de Ronaldo e a vitória em França, sobre a França, com golo de Éder]Tinha de ser assim, foi a história do jogo. Trabalhámos todos para conquistar este troféu e conseguimos todos juntos. Sempre acreditámos que era possível desde que o mister começou com esse discurso, meteu-nos isso na cabeça e vínhamos para aqui para ganhar. Lutando até ao fim em todos os jogos conseguimos o objetivo principal. O jogo da carreira? Espero que não, espero que haja mais assim.»