Joaquim Milheiro, selecionador sub-19, espera uma boa dinâmica da equipa lusa para ultrapassar o bloqueio defensivo da Noruega no jogo das meias-finais do Campeonato Europeu de 2023, em Paola, Malta.

Em declarações enviadas Agência Lusa pela Federação Portuguesa de Futebol, Joaquim Milheiro referiu a importância de ter uma grande dinâmica e aproveitar todas as oportunidades para desmontar o bloco compacto da Noruega: «Para conseguirmos desmontar o bloco compacto da Noruega, compete-nos ter uma grande dinâmica e aproveitar todas as oportunidades, por pequenas que elas sejam.»

O treinador antecipa um jogo de elevada dificuldade, destacando o meio-campo adversário, «que possui jogadores capazes de controlar o ritmo e interferir positivamente no jogo da Noruega».

«Já tivemos duas experiências competitivas com a Noruega. Uma em Marbella, que conseguimos vencer por 2-0, em que o adversário jogou em 4-3-3. Na segunda abordagem, no torneio de Lisboa, optaram por outra organização estrutural, 5-3-2, com a equipa bastante baixa, saídas rápidas e jogadores com capacidade para sair das zonas de pressão com qualidade», explicou.

Joaquim Milheiro pretende, através de uma «organização sólida, anular as potencialidades do adversário e aproveitar as suas fraquezas», pedindo aos seus jogadores máxima concentração e prontidão de reação para se qualificarem para a final do torneio, cuja fase final decorre em Malta.

O treinador destacou a preparação da seleção portuguesa para diferentes cenários, incluindo a possibilidade de prolongamento e desempate por grandes penalidades, salientando a frescura da equipa:

«A equipa foi capaz de construir algo que, na minha perspetiva, é muito importante: chegar ao segundo jogo [da fase de grupos] com a presença consolidada na meia-final, o que me permitiu fazer uma gestão diferenciada. Sinto que os jogadores estão 100% disponíveis», concluiu.

Portugal assegurou antecipadamente a sua passagem às meias-finais ao vencer a Polónia (2-0) e a Itália (5-1), confirmando a vitória no Grupo A ao derrotar Malta por 2-1, enquanto a Noruega terminou em segundo lugar no Grupo B, atrás da Espanha.