Portugal já conhece os seus adversários na fase final do Campeonato da Europa de 2007 em selecções sub-21. No sorteio realizado a meio da tarde, em Arnhem (Holanda), a equipa lusa ficou colocada no Grupo A, a par da Holanda, Bélgica e Israel.
A prova realiza-se entre 10 e 23 de Junho de 2007 e José Couceiro, seleccionador nacional, pode encarar o sorteio como positivo, apesar de ter como principal adversário a selecção anfitriã, campeã em título. No Grupo B, ficaram colocados República Checa, Inglaterra, Sérvia e Itália.
Frank de Boer, ex-capitão da selecção holandesa, e Klass Jan Huntelaar, máxima referência do futebol jovem do país, conduziram a cerimónia, ditando o futuro das selecções envolvidas. Bélgica e Israel são duas selecções com credenciais pouco categóricas no escalão. Aliás, os israelitas qualificaram-se pela primeira vez para uma fase final do europeu de sub-21.
O pontapé de saída do torneio está marcado para 10 de Junho, com fase de grupos a disputar-se numa regra de todos contra todos, a apenas uma volta. Os dois primeiros classificados de cada grupo seguem para as meias-finais, que serão realizadas em Heerenveen and Arnhem, a 20 de Junho.
Em jogo estará, igualmente, o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2008, em Beijing (China). Os quatro primeiros classificados garantem a presença no torneio olímpico. Contudo, se um dos semi-finalistas for a Inglaterra (não pode participar na prova em solo asiático em representação do Reino Unido), será realizado um encontro decisivo entre os terceiros classificados dos dois grupos, para definir a derradeira vaga, a 21 de Junho, em Nijmegen. A final do Euro2007 está marcada para o dia 23, no Euroborg Stadion, em Groningen, com capacidade para 20 mil espectadores.