A seleção portuguesa de futebol partiu esta segunda-feira para a Polónia confiante numa boa participação no Europeu e com o desejo de regressar no último dia da competição, mas, para já, os jogadores querem vencer a Alemanha.

O defesa central Bruno Alves foi o primeiro a sair do autocarro que conduziu a equipa das «quinas» do Palácio de São Bento, onde foi recebida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, até ao Aeroporto da Portela, em Lisboa.

Foi o guarda-redes Beto o primeiro a prestar declarações, confirmando que o grupo pretende dar «motivos de orgulho a todos» com a participação no Euro2012, levando «esperança na bagagem».

«Com a nossa magia, o nosso calor e a nossa alma, esperamos levar de vencida a Alemanha», disse o guardião.

A palavra mais usada pelos jogadores à entrada do Hall Vip do aeroporto da capital foi "confiança", um sinal claro de que o conjunto às ordens de Paulo Bento tem a mensagem assimilada para o encontro de sábado com a Alemanha (19:45 de Lisboa), em que a vontade de conquistar os três pontos está bem patente.

«Temos de confiar no nosso trabalho para conseguir os nossos objetivos. Temos consciência do nosso valor. Depois do jogo com a Turquia (derrota por 3-1), Paulo Bento disse-nos para sermos nós mesmos e jogarmos o nosso futebol», disse Hugo Almeida, momentos antes do embarque.

Estreante na fase final de uma prova internacional ao serviço da seleção principal, Miguel Lopes era o espelho do contentamento, não se sentindo pressionado para o embate com os germânicos.

«É uma alegria enorme e para mim é fantástico. Estamos sempre confiantes, temos um grande grupo de trabalho e isso é o mais importante. Jogar frente à Alemanha? Quem decide é o treinador, a mim só me compete trabalhar todos os dias e ajudar os meus companheiros», adiantou.

Pouco antes de embarcar no Airbus A319, com o nome de «Vieira da Silva» e pilotado pelo comandante Rui Pólito, Miguel Veloso não só confirmava os companheiros de equipa, como deixava um aviso para os germânicos.

«Os portugueses estão connosco. O grupo está unido e temos confiança para os próximos jogos. O jogo com a Alemanha não será fácil para nós, mas também não o será para eles. Vamos tentar fazer um bom resultado», concluiu Miguel Veloso.

Lusa