O Banco Central Europeu (BCE) decidiu impor restrições no acesso ao seu financiamento por parte dos bancos.

Um dos conselheiros da entidade monetária, Yves Mersch, anunciou este endurecimento para evitar abusos de algumas instituições no acesso aos seus fundos.

«Estamos satisfeitos com a nossa regulação. No entanto, em alguns casos, detectámos práticas que ameaçam converter o sistema Numa casa de apostas. Temos de ajustar as nossas regras às práticas do mercado», advertiu o responsável, após uma reunião de banqueiros centrais em Jackson Hole (Wyoming, Estados Unidos).

A principal preocupação do banco central é que algumas instituições financeiras usem títulos afectados pela crise de crédito para conseguir fundos junto do BCE, depois de o financiamento interbancário se ter contraído muito.

O problema reside no facto de alguns bancos terem recorrido a fórmulas «criativas» para poder entregar ao BCE qualquer activo como colateral na obtenção de financiamento.

Para combater esta nova realidade, o BCE vai alterar alguns dos critérios, não realizando uma revolução mas efectuando algumas alterações, veiculadas para alguns produtos específicos.