José Sócrates mostrou-se esta sexta-feira satisfeito com o investimento da gigante norte-americana Cisco em Portugal. Para o governante é um «desafio e reflecte a confiança no país».

A nova sede localizada em Porto Salvo representa um investimento superior a 10 milhões de euros.

Por altura da inauguração oficial da nova sede da Cisco, em Portugal, e também do centro de operações para a Europa «Hércules», o líder do Executivo sublinhou que «este investimento vem dar mais confiança à nossa economia e demonstra a qualidade dos nossos recursos humanos e as nossas competências. É um desafio importante também a nível de empregabilidade, o que é determinante para o futuro do país», afirmou José Sócrates.

A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, do ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, do coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, do Presidente da Cisco para a Europa, Chris Dedicoat, do director-geral da Cisco Portugal, Carlos Brazão, entre outros responsáveis do Governo.

Confiança no país atraiu investimento da Cisco

O líder do Executivo recordou que Portugal esteve há um ano na corrida para trazer para o país o centro Hércules com a Irlanda e a Holanda.

«Portugal ganhou esta localização e este investimento mostra confiança na nossa economia. O objectivo é criar mais riqueza e apostar na modernização a nível tecnológico», acrescenta.

Para o governante, é essencial mobilizar o país e os jovens. «Queremos estar na fronteira tecnológica e modernizar o nosso país. É isso que o plano tecnológico está a fazer e é esse o caminho que queremos seguir», disse.

Já o General Manager da Cisco em Portugal, Carlos Brazão, garante que «é uma boa referência para a Cisco criar uma estrutura em Portugal, porque isso vai ajudar-nos a trazer mais investimentos para cá», sublinha o responsável que garante ainda que este investimento ganha uma dimensão ainda maior se tivermos em conta que «cerca de metade dos ganhos de produtividade (crescimento económico) num futuro próximo vão derivar da internet».