Em comunicado, a empresa que detém três unidades de produção em Portugal e emprega 2.788 pessoas, diz que a produção de cablagens para o modelo Toyota Corolla, na unidade fabril da Yazaki Saltano Portugal em Ovar, termina no próximo dia 24 de Janeiro e que a empresa «tem vindo a procurar novos contratos no sector automóvel, mas a deslocalização para outros países, não permitiu conseguir novos projectos».

Para além disso, a empresa diz que também procurou diversificar-se e conseguiu recentemente, a criação de um centro de protótipos europeu e de uma divisão da Yazaki Corporation, permitindo manter 150 postos de trabalho. «No entanto, não se revela suficiente para compensar a perda do projecto do Toyota Corolla».

Quanto a estes 533 colaboradores, a Yasaki adianta ter colocado em funcionamento um «plano de ajuda» e que pode ainda conseguir manter cerca de 100 colaboradores na unidade de Gaia.

Grupo mantém actividade nas outras unidades

O Grupo vai manter a actividade nas outras unidades (Yazaki Saltano de Ovar Produtos Eléctricos e Porto Technical Centre) o centro de investigação e desenvolvimento na Europa.

A Yazaki está a apresentar soluções alternativas aos colaboradores visados através do Gabinete de Apoio Social e Profissional (GASP) e estabeleceu também um acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Aveiro.

De referir que o Grupo Yazaki foi criado em Portugal em 1986. No total, conta com 2.788 colaboradores e três fábricas.

A Yazaki Saltano de Portugal, Componentes Eléctricos para Automóveis com unidades de fabrico de cablagens em Gaia e Ovar e 2.197 colaboradores. Em 2005, o volume de negócios ascendeu aos 114,6 milhões de euros e os resultados líquidos foram negativos, na ordem dos 7,3 milhões de euros. O Centro de Protótipos Europeu da Yazaki Europa está inserido nesta unidade.

A Yazaki Saltano de Ovar, Produtos Eléctricos com unidade de produção de fio e componentes para automóveis em Ovar e 357 colaboradores. Em 2005, obteve volume de negócios de 73,3 milhões de euros e resultados líquidos de 4,5 milhões de euros. Dentro desta empresa, encontra-se o Porto Technical Centre (PTC), o centro de investigação e desenvolvimento do Grupo Yazaki na Europa que conta com 234 colaboradores e Automotive Manufacturing Engineering Management da Yazaki Corporation.