Pedro Proença e Aleksander Ceferin reuniram-se em Londres, esta sexta-feira, para discutirem os termos do novo Memorando de Entendimento, entre a European Leagues e a UEFA.

No local onde se realiza a final da Liga dos Campeões (entre Dortmund e Real Madrid), os presidentes de ambas as instituições falaram sobre a distribuição das verbas da UEFA ou o calendário das competições.

«Houve uma abertura total para que se iniciasse este processo de negociação e a expectativa é a de que, rapidamente, possamos fechar este Memorando de Entendimento entre a UEFA e a European Leagues. Temas como a distribuição das verbas da UEFA, o calendário, os regimes e o número de participantes que a European Leagues tem nos diversos comités da UEFA, entre outros, são temas fundamentais e que interessa recuperar», afirmou Pedro Proença, em declarações após a reunião.

Os contactos entre ambos têm sido frequentes, pelo que um dos principais objetivos de Pedro Proença é reforçar a posição da European Leagues junto dos principais stakeholders do futebol europeu, como a European Club Association (ECA), a FIFPro e a Football Supporters Europe (FSE).

«Era um dos objetivos estratégicos quando assumimos a liderança da European Leagues. Era fundamental trazer a credibilidade para que pudéssemos ser reconhecidos enquanto parceiros credíveis. O combate às superligas é fundamental, estamos todos do mesmo lado na defesa do futebol europeu e mundial», acrescentou Pedro Proença.