O F C Porto venceu o Troféu Albufeira Anima, ao derrotar o Dínamo de Bucareste (1-0), denotando já agradável fio de jogo, principalmente na primeira parte.
Com cinco novidades no onze inicial, Jesualdo Ferreira arrumou a equipa em 4x3x3, com Hulk a ponta-de-lança, servido nas alas por Varela e Mariano. No meio-campo, Fernando foi o vértice mais recuado de um triângulo que integrou ainda Belluschi e Guarín, que, em situações defensivas, recuava para segundo trinco. Maicon foi novidade ao lado de Bruno Alves no centro da defesa, assim como Alvaro Pereira no lado esquerdo da defesa. Fucile completou o quarteto à frente de Beto.
Trocando bem a bola, os dragões assumiram cedo o comando das operações, com Belluschi a destacar-se com passes venenosos para os velocistas do ataque, Hulk e Varela, preferencialmente para o centro da defesa, onde os centrais romenos denotavam fragilidades. De resto, pelo entendimento demonstrado, Belluschi pareceu jogar nesta equipa há anos.
E seria pelo caminho que os dragões estavam a desbravar (o centro da defesa romena) que Varela chegou ao golo, aos 17 minutos, à segunda tentativa, depois de o guarda-redes ter defendido um primeiro tiro.
Sempre com o jogo controlado até ao intervalo, os azuis e brancos poderiam ter ampliado o marcador, por Mariano, que por duas vezes falhou na finalização. Só por uma vez Beto foi incomodado, num remate de Rus (29 minutos), a que o guarda-redes portista correspondeu com espectacular defesa.
As substituições fizeram baixar a qualidade do jogo dos campeões nacionais na segunda parte, com a maior ovação a acontecer na entrada de Falcão, que poucas oportunidades teve para se mostrar, nos 22 minutos que esteve em campo. O Dínamo aproveitou para subir mais no terreno, mas revelou escassa eficácia no momento do remate, nas poucas oportunidades que teve para evitar a derrota.
Ficha do jogo
Estádio Municipal de Albufeira
Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Auxiliares: Valter Pereira e Nuno Roque
4º árbitro: Nuno Borba
F.C. PORTO: Beto (Helton, 46 m); Fucile (Nuno André Coelho, 46 m), Maicon, Bruno Alves (Rolando, 46 m) e Alvaro Pereira (Benitez, 46 m); Belluschi (Raul Meireles, 46 m), Fernando (Tomás Costa, 46 m) e Guarín (Valeri 71 m); Varela, Hulk (Farías, 46 m) e Mariano (Falcão, 68 m)
Treinador: Jesualdo Ferreira
DÍNAMO BUCARESTE: Dolha; Homei (Scarlatache, 46 m), Grigore (Niculescu, 69 m), Moti (Goian, 46 m) e Pulhac; Torje (Pedrescu, 81 m), Tamas, Laurentiu Rus e Adrian Cristea (Alexe, 81 m); Andrei Cristea (Kome, 46 m) e Marius Niculae (Danciulescu, 46 m)
SUPLENTES não utilizados: Diabate e Matache
Treinador: Dario Bonetti
Disciplina: cartão amarelo a Hulk (14), Rus (40), Goian (90+1)
Marcador: 1-0, por Varela (17 m).