O Bayer Leverkusen parece ser nesta altura o clube mais bem posicionado para conseguir a contratação de Hugo Almeida. A formação alemã, que no último campeonato germânico ficou na quinta posição, procura um substituto para colmatar a saída de Berbatov para o Tottenham e, ao que foi permitido perceber, estará a olhar para o avançado do F.C. Porto como o jogador com as qualidades ideias para ocupar a vaga deixada entretanto em aberto.
Nesse sentido, e através de um empresário inglês (o mesmo que tratou da transferência de Berbatov para o Tottenham), o clube alemão fez chegar ao F.C. Porto uma proposta para aquisição de Hugo Almeida. Essa proposta foi, porém, considerada baixa, pelo que o F.C. Porto apresentou uma contra-proposta. O mesmo empresário já fez a resposta chegar aos dirigentes do Bayer Leverkusen, que se encontram a estudá-la.
A diferença entre o que os alemães oferecem e o que o F.C. Porto pede por Hugo Almeida, soube o Maisfutebol, ainda é substancial, mas não é por si só irremediável. Sobretudo porque os cofres do Bayer Leverkusen estão recheados com o encaixe permitido pela transferência de Berbatov. Do lado do F.C. Porto, a margem para cedências é nesta altura menor, podendo apenas aumentar se entretanto for encontrado um avançado para acrescentar ao plantel que terminou a última época. Porém, e como se sabe que o F.C. Porto procura um avançado e também como Hugo Almeida não foi muito utilizado na última época, poderá mesmo haver mais tarde alguma cedência que permita uma saída airosa para ambas as partes. De resto, também o Hamburgo continua interessado no jogador, depois de já na última época o ter tentado contratar, mas apresenta argumentos financeiros que não convencem o F.C. Porto e não abrem um avanço nas conversações que permita perceber um bom fim para o negócio.