Único clube com presença garantida nas meias-finais da Taça de Portugal, o F.C. Porto ficou nesta segunda-feira a saber que vai defrontar Rio Ave ou Benfica. O sorteio admite um Clássico na penúltima eliminatória, mas os «dragões» preferem não antecipar esse cenário.

«Aquele que vencer será aquele que tem mais valor. Não podemos falar de situações hipotéticas. Conhecemos as duas equipas. Só nos resta esperar pelo resultado e depois encontrar a melhor resposta», limitou-se a dizer Fernando Gomes. O discurso ponderado do director do departamento de «scouting» do F.C. Porto predominou, até mesmo quando foi questionado sobre a relevância de jogar a primeira mão em casa. «Por experiência própria, sei que depende das circunstâncias, do momento. É tudo muito subjectivo», referiu.

Aquilo que o representante dos «dragões» no sorteio sabe bem é o objectivo do clube para esta competição: «Queremos vencer a Taça de Portugal pela terceira vez consecutiva, algo que nunca conseguimos.»

O F.C. Porto contou apenas com a companhia do Vitória de Guimarães na sede da Federação Portuguesa de Futebol. A equipa minhota ainda nem tem a presença garantida nas meias-finais (se eliminar o Merelinense defronta Académica ou V. Setúbal), mas ainda assim marcou presença neste sorteio muito condicionado.