O F.C. Porto falhou este domingo, ao perder em Barcelos, a possibilidade de igualar a série de 56 jogos sem perder alcançada pelo Benfica entre 1976 e 1978.

Os dragões iniciaram a sua série a 6 de Março de 2010, então com Jesualdo Ferreira. Depois de perder no reduto do Sporting (3-0), a equipa portista arrancou para uma caminhada invencível que se prolongou até à derrota deste domingo, com o Gil Vicente.

Jesualdo Ferreira, André Villas-Boas e Vítor Pereira. O F.C. Porto acumulou pontos desde esse 6 de Março, quando evitou uma derrota caseira frente ao Olhanense (2-2, depois de estar a perder 0-2).

Jesualdo Ferreira acumulou nove jogos para a série, com André Villas-Boas a ampliar a marca até aos 39 jogos. Com Vítor Pereira, o F.C. Porto conseguiu 16 jogos sem perder. Foram 55 partidas e quase dois anos de invencibilidade na Liga.

Os encarnados iniciaram a marcha de 56 jogos sem perder a 24 de Outubro de 1976, com John Mortimore.

O técnico aguentou quase dois campeonatos sem perder, um registo louvável, mas iniciou o terceiro com um percalço. Na segunda jornada da época 1978/79, seria precisamente o F.C. Porto a colocar um ponto final na história. 1-0 no Estádio das Antas, golo de José Alberto Costa.

Os números da invencibilidade portista, agora quebrada

Jesualdo Ferreira: 8 vitórias; 1 empate

André Villas-Boas: 27 vitórias; 3 empates

Vítor Pereira: 12 vitórias; 4 empates