Maniche e Nuno Valente podem regressar frente ao Sp. Braga. O boletim clínico continua a sublinhar que os dois jogadores trabalham integrados condicionados, é verdade, mas Victor Fernández já levantou um pouco mais o véu sobre o futuro de ambos. «Talvez no domingo possam regressar». O caso de Maniche é o que levanta mais dúvidas. «Neste caso será determinante a opinião do jogador», adiantou o treinador. «Ele está a recuperar bem, está a cumprir todos os passos com segurança e se sentir bem vai ser convocado. Mas eu não vou forçar o regresso. O treino de amanhã vai dizer-nos se pode ou não jogar».
No caso do lateral-esquerdo pode ser mesmo uma estreia esta época. Nuno Valente apenas esteve nas supertaças, Cândido de Oliveira e Europeia, lesionando-se logo depois ao serviço da Selecção Nacional, na Letónia, para cinco meses de paragem que agora se aproximam do fim. Foi a 4 de Setembro que o defesa fez o último jogo. Desde então 146 dias passaram. Um longo calvários de muitos avanços e muitos mais recuos. «Estou muito feliz com o seu momento», referiu Fernández. «Já leva três semanas de trabalho forte com o grupo e tenho menos dúvidas neste caso de que poderá regressar aos convocados com o Sp. Braga. Não vou antecipar o onze inicial, mas pode ser convocado».
De qualquer das formas o treinador aconselha calma em ambos os casos. «São dois jogadores que estão a fazer o mesmo trabalho que os companheiros, mas ainda não têm o ritmo de jogo necessário porque estão há muito tempo parados». Bem diferente é o caso de Quaresma. O extremo esteve toda a semana à margem do grupo, esta sexta-feira, diz o boletim clínico, já começou a treinar integrado condicionado e está muito próximo de debelar a mialgia de esforço. «Ele apresenta queixas desde o intervalo do jogo com a U. Leiria, mas creio que não vai haver nenhum problema com ele. Os quatro dias que esteve parado permitiram-lhe debelar a lesão e vai poder ser opção no domingo».
O boletim clínico completa-se, de resto, com o nome de Jorge Costa. O capitão é o jogador mais atrasado na recuperação, apenas faz treino condicionado ginásio e tratamento e é uma ausência certa no jogo com o Sp. Braga, no próximo sábado. De resto, todas as outras dúvidas só serão dissipadas este sábado, quando Victor Fernandez divulgar a lista de convocados, logo a seguir ao treino agendado para as dez horas da manhã.