Lucas Mareque é o primeiro reforço de Inverno do F.C. Porto. O lateral esquerdo argentino, proveniente do River Plate, já esteve na cidade Invicta para realizar exames médicos e definir o acordo que o coloca na rota do Dragão, regressando ao seu país para gozar a quadra natalícia.
O River Plate não confirma o negócio, até porque a maioria dos seus dirigente está de férias, mas faltam limar apenas algumas arestas, que não comprometem o desfecho feliz. Segundo a imprensa argentina, Mareque já terá comunicado ao técnico Daniel Pasarella, que pouco o utilizou esta época, que está a caminho de Portugal.
Quem é Lucas Mareque, afinal? Antes de mais, Lucas mereceu algum destaque por ser filho de Armando Luis Mareque, antigo defesa e posteriormente treinador, que pisou os relvados nas décadas de 50 e 60 e faleceu em 1990. Mesmo sem se saber porquê, a verdade é que Lucas deixou de ser número 10 nas camadas jovens do River Plate para passar a ser um 3, lateral esquerdo, tal como o pai.
Aos 23 anos, o novo reforço do F.C. Porto teve uma ascensão meteórica no mesmo clube que viu crescer Lucho González, mas não deixou de defrontar-se com vários obstáculos. Primeiro, teve de deixar o Racing (por onde passou Lisandro López) porque o clube não lhe quis pagar o passe que lhe permitiria viajar até Avellaneda. Rumou ao River Plate e cedo despontou, mas duas lesões de média gravidade comprometeram a sua evolução. Na última época, foi preterido por Daniel Pasarella, mas nem assim esfriou o interesse do F.C. Porto.
Ao longo da curta carreira, acumulou um punhado de golos, outros tantas expulsões e algumas histórias curiosas, conforme descreveu o jornal argentino Clarín. Ao que parece, ao saber que o plantel do River Platel tinha por hábito cortar o cabelo aos estreantes, o jovem Lucas Mareque encheu o peito e enfrentou as estrelas, dizendo: «No meu cabelo não tocam». A farta cabeleira encontra paralelo em Sorín, uma das suas referências, tal como Diego Placente ou Roberto Carlos.
A grave rotura de ligamentos no joelho direito, em 2004, motivou a forte apreensão de Lucas Mareque, mas o técnico Leonardo Astrada resolveu recuperá-lo rapidamente para a primeira equipa e o novo reforço portista decidiu guardar o momento para a posterioridade. Ao segundo jogo como titular, com medo de desaparecer da equipa, resolveu tirar uma fotografia ao lado de dois consagrados companheiros de equipa, Marcelo Salas e Marcelo Gallardo, por via das dúvidas. Mas acabaria por manter-se, de facto, no onze.
Lucas Mareque vai começar a sua aventura no F.C. Porto no dia 28 de Dezembro, quando as oficinas do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia se voltarem a abrir para o grosso do plantel às ordens de Jesualdo Ferreira.