É um treino com banda sonora, aquele que o plantel principal do F.C. Porto efectua esta quarta-feira. Cerca de cinco dezenas de crianças do Colégio Júlio Dinis, no Porto, foram este ano as eleitas para cantar as Janeiras aos jogadores azuis e brancos, pelo que a sessão começou com música. Os atletas também cantaram, é verdade, mas foi pouco, felizmente, e acabou rapidinho. Não doeu nada, portanto.
Logo depois das Janeiras, os jogadores entregaram-se ao que melhor sabem fazer, à bola, altura em que deu para perceber, pelo menos nos quinze minutos abertos à imprensa, que o plantel de Fernández está cada vez mais curto. Desta vez, além de Costinha - que ontem ficou em casa com gripe -, e além dos brasileiros castigados, também não estiveram no relvado Seitaridis, Pedro Emanuel e Hugo Almeida.
De resto, Maniche esteve no relvado a efectuar apenas corrida à volta do relvado, enquanto Nuno Valente e Leandro cumpriram os exercícios físicos integrados no grupo de disponíveis físicos. No caso do primeiro, porém, é provável que seja colocado à parte quando começar o treino táctico, ele que ainda recupera de uma longa lesão. Tudo informações para se perceber melhor quando o clube disponibilizar o boletim clínico.
Por fim, e para compensar as muitas ausências - nove ao todo -, Victor Fernández voltou a chamar Paulo Machado, Ivanilson, Bruno Gama e Akos Buzsákis, jogadores da equipa secundárias que cada vez reúnem mais hipóteses de serem mesmo chamados para o confronto com o Rio Ave, agendado para o próximo domingo.