O presidente do F.C. Porto, Pinto da Costa, ganhou um total de 700 mil euros brutos pelas funções exercidas na SAD dos dragões, ao longo da última temporada, informa a «Lusa».
Os dados constam do relatório que os dragões enviaram à Comissão de Mercado e de Valores Mobiliários (CMVM). No mesmo documento é possível saber que Adelino Caldeira e Fernando Gomes auferiram 420 mil euros e Reinaldo Teles 375 mil. Ao todo, os quatro elementos remunerados da administração da SAD ganharam 1,9 milhões de euros entre o início de Julho de 2008 e o final de Junho de 2009. Neste valor estão comportados os ganhos com a remuneração fixa (1,075 milhões) e prémios (840 mil euros).
Ainda no relatório está patente que o presidente do Conselho de Administração da SAD azul e branca tem direito a 2% dos lucros, que, este ano, foram de 5,1 milhões de euros. Os restantes administradores ganham 1% do mesmo valor.
Mais de 10 milhões gastos em comissões em dois anos
As comissões pagas para a compra e venda de futebolistas nos últimos dois anos custaram ao F.C. Porto 10,7 milhões de euros.
Desse valor, três milhões foram gastos na intermediação da contratação de novos jogadores, na temporada que terminou em Julho último, um pouco abaixo do valor gasto na intermediação das vendas (cerca de 3 milhões e 600 mil euros). Os dois valores estão acima do que havia sido gasto na época 2007/08.