O Boavista comunicou esta tarde que abdicou do direito de opção sobre Kazmierczak, avançando para a contratação definitiva de Grzelak. Contudo, o médio polaco pode continuar em Portugal, passando a vestir a camisola do F.C. Porto. Os dragões estão a seguir atentamente a situação e o Pogon, clube detentor do passe de Kaz, já está a par do interesse do clube portista.
«Sabemos que o F.C. Porto está interessado no Kazmierczak, mas ainda não nos abordou directamente», começou por explicar o presidente do clube polaco, Jan Miedziak, ao Maisfutebol. Jesualdo Ferreira é um apreciador do futebol de Kaz, que acompanha desde a sua passagem pelo banco do Sporting de Braga.
Foi o actual técnico portista a apostar no médio polaco à sua chegada ao Boavista, repetindo agora o desejo de contar com o possante esquerdino, desta vez para reforçar o leque de opções no sector intermediário do F.C. Porto. Os axadrezados tinham a possibilidade de exercer o direito de opção sobre o jogador por pouco mais de meio milhão de euros. Esta tarde, comunicaram que não pretender avançar com esse privilégio, um facto que já estará relacionado com o namoro dos dragões ao atleta.
O F.C. Porto tem ainda outra vantagem, para além da desistência do Boavista. O Pogon não conta com Kazmierczak. O clube polaco continua a apostar no mercado brasileiro e exclui a possibilidade de integrar o médio internacional no seu plantel. «É nosso jogador, tem contrato, mas não contamos com o Kazmierczak. Está fora de hipóteses ele voltar a jogar pelo Pogon», relevou Jan Miedziak.
«Seria uma boa solução para o meu futuro», admite o jogador
Kazmierczak encontra-se, nesta altura, ao serviço da selecção nacional da Polónia. O Maisfutebol conseguiu chegar à fala com o jogador em plena viagem para o Azerbaijão, onde os polacos jogam uma cartada importante na fase de qualificação para o Euro2008.
Alegando estar plenamente concentrado na sua selecção, Kaz limitou-se a reconhecer que esta possibilidade seria excelente para o seu futuro. «Estou na selecção e quero-me concentrar apenas em ajudar o meu país. Não sei nada sobre essa possibilidade, mas é óbvio que seria uma boa solução para o meu futuro. É um grande clube», disse, apressadamente.
Ao longo da presente temporada, o médio de 25 anos assumiu-se como uma das belas surpresas no campeonato português. A sua estatura elevada (1,91 metros), aliada a um grande sentido posicional e um pé esquerdo de enorme qualidade, transformam Kazmierczak numa excelente opção para o sector intermediário. Jesualdo Ferreira está ciente disso mesmo e incluiu o jogador numa lista de potenciais reforços entregue à direcção do F.C. Porto. O caminho está aberto.