A dupla Jorge Costa-Aloísio está de regresso. O Sp. Braga voltou a juntar dois homens que brilharam no centro da defesa do F.C. Porto. Como treinadores, as antigas glórias portistas vão ter uma estreia carregada de emoções, pois a formação arsenalista prepara-se para visitar o Estádio do Dragão na próxima jornada da Liga 2006/07.
Curiosamente, o Maisfutebol tinha entrevistado Aloísio em Novembro (ver link), quando Jorge Costa foi apresentado na cidade dos Arcebispos, e o brasileiro manifestara o desejo de coadjuvar o «bicho» como técnico. Desejo cumprido.
Os adeptos conhecem todos os passos da carreira dos dois jogadores, mas uma rápida pesquisa permite perceber que existe alguém com legitimidade para fazer um perfil dos treinadores Jorge Costa e Aloísio: Hugo Leal (Bruno Gama, que tem o seu passe dividido entre Sp. Braga e F.C. Porto, integrando actualmente o plantel arsenalista, seria a outra possibilidade).
Contactado pelo Maisfutebol, Hugo Leal, que decidiu fazer uma pausa na carreira, falou sobre o técnico português com quem trabalhou no Sp. Braga e sobre o brasileiro que integrava a equipa técnica do F.C. Porto em 2004/05.
O jogador chegou ao clube portista nessa época, oriundo do Paris Saint-Germain, encontrando Jorge Costa no plantel e Aloísio como adjunto de Del Neri e, posteriormente, Victor Fernandéz. O médio viria a ser emprestado à Académica de Coimbra. Seguiu-se o Sp. Braga, onde o «bicho» foi adjunto de Rogério Gonçalves nos últimos meses do Hugo Leal no clube.
O atleta viria a rescindir com os arsenalistas, optando por pendurar as chuteiras até ao final da temporada. Aqui ficam as suas observações sobre o trabalho dos técnicos Jorge Costa e Aloísio:
Hugo Leal sobre Jorge Costa: «Acredito que ele tem a chave do sucesso»
«O Jorge Costa é mais interventivo que o Aloísio, mas não é impulsivo como era quando jogava. Conheci-o no F.C. Porto e ficámos amigos. Já o via na altura como um treinador, no próprio balneário, porque impunha a sua liderança naturalmente, sem gritos nem berros. Tal como aconteceu no Sp. Braga, onde acabei por estar pouco tempo com ele. Acredito que ele tem a chave do sucesso e os jogadores respeitam-no por isso, pela sua enorme experiência e pelos títulos que conquistou. Isso, às vezes, é mais importante do que o conhecimento que um treinador possa adquirir. O Jorge Costa está a ter um papel psicológico importante no Sp. Braga, transmitindo alguns valores que são fundamentais para o sucesso»
Hugo Leal sobre Aloísio: «Tenho admiração por ele»
«O Aloísio é um mediador, um ponto de equilíbrio. É uma pessoa calma, ponderada. Quando o conheci, ele não tinha muita intervenção no treino porque não era o adjunto directo do Victor Fernandéz. Mas destacava-se pela sua proximidade no relacionamento com os jogadores. É um técnico com carácter, não se envolve em situações menos correctas. Devo dizer que tenho alguma admiração por ele. Basicamente, é como treinador aquilo que foi como jogador. Nesse sentido, penso que pode fazer uma dupla perfeita com o Jorge Costa, tal como fazia dentro do campo.»