Ricardo Fernandes, a jogar actualmente na Académica, já passou pelo Sporting e pelo F.C. Porto. Esteve em Alvalade na época 2002/03, vestiu de azul e branco na temporada de 2003/04, mas não conseguiu vingar nos dois grandes. Por factores diferentes, diz.
Quando a questão coloca lado a lado Sporting e F.C. Porto, o médio da Académica começa por dizer que encontrou os clubes em momentos distintos. O Sporting passava uma fase complicada no período pós-título nacional, o F.C. Porto jogava a sua época de ouro. Mas a verdade é que Ricardo Fernandes sentiu dificuldades para se afirmar num e noutro lado.
«Creio que as dificuldades que senti foram motivadas por factores diferentes. Por aquilo que fazia nos jogos do Sporting, penso que merecia uma continuidade que não tive», lembra. «No Porto, tive mais oportunidades, mas as coisas não me correram tão bem. Considero que no Porto talvez tenha havido alguma ineficácia minha, mas no Sporting não porque penso que correspondia, mas não me davam a continuidade necessária», explica.
No final das contas, Ricardo Fernandes viu o Sporting terminar em terceiro lugar no campeonato em 2002/03. Já o F.C. Porto de 2003/04 não só conquistou o título nacional, como foi ainda brilhar à Europa, com o triunfo na Liga dos Campeões. E também por isso Ricardo Fernandes diz que a passagem pelas Antas traz melhores recordações.