Thiago, defesa-central brasileiro, que tem actuado pelo F.C. Porto B, possui um contrato de cinco anos com o clube, depois de ter sido negociado no Verão com o RS Futebol, clube do Rio Grande de Sul vocacionado para a formação e venda de jogadores.
Apesar de terem circulado algumas informações que apontavam para o facto de o jovem de 20 anos estar a cumprir um período à experiência, tal não se confirma, como Maisfutebol apurou junto do ex-jogador e técnico Paulo César Carpegiani, que também é o proprietário do RS Futebol. «Não é verdade que ele estava à experiência ou que haja mais alguma coisa a negociar. Ele foi transferido em Agosto para o Porto, que adquiriu 80% do seu passe, enquanto nós conseguimos manter os restantes 20%», referiu, confirmando que o seu sócio esteve presente na cidade Invicta a negociar todos os termos do contrato, comentando-se na altura que os dragões tinham desembolsado 2,5 milhões de euros.
Thiago Emiliano Silva é um defesa-central «com grande perspectiva de futuro», como afiança o próprio Carpegiani, mas que só tem treinado e jogado na equipa B, onde ainda não se conseguiu afirmar plenamente. «Talvez seja pelo período de adaptação exigível neste tipo de casos», referiu, garantindo, no entanto, não ter dúvidas sobre o seu valor: «Tem técnica, é rápido e consegue um óptimo posicionamento, para além de ser bom cobrador de faltas. Tenho a certeza que vai vingar».
Com 1,84m e 78kg, calça 41 e já possui um currículo interessante. Em 2004 disputou o Campeonato Brasileiro pelo Juventude, onde estava emprestado pelo RS Futebol. Marcou três golos e foi considerado um dos melhores defesas-centrais do Brasileirão pela revista «Placar», publicação brasileira de referência. No F.C. Porto B notabilizou-se pelo golo marcado de livre ao Santa Cruz, no Torneio do Vietname, que a equipa acabaria por conquistar.