No primeiro treino do F.C. Porto depois da derrota na Supertaça, Jesualdo Ferreira não contou com dez jogadores: o número de internacionais portistas que vão representar as respectivas selecções. Tarik foi dispensado da convocatória de Marrocos e treinou no Olival com o restante plantel. Rabiola voltou a estar ausente por recuperar de lesão.
Os dez internacionais dividem-se por diversas selecções. Bruno Alves e Raul Meireles já treinaram com a comitiva portuguesa sob as ordens de Carlos Queiroz e Candeias vai representar a selecção portuguesa de Sub-21. Mariano, Lucho e Lisandro vão estar a serviço da selecção argentina no jogo com a Rússia. A lista alarga-se a Fucile e Cristian Rodriguez, que vão jogar pela selecção uruguaia no Japão, Sapunaru vai representar a Roménia e Guarín vai viajar com a Colombia para os EUA.
Apesar de ainda estar em recuperação, a presença de Tarik no relvado do Olival aumenta a possibilidade do marroquino ser opção para Jesualdo para o jogo com o Belenenses, no início do campeonato.
O treino da tarde dos dragões teve como foco a presença de seis jogadores sub-19 que vieram compensar a ausência dos internacionais. Rafael, Massari, Dias, Josué, Alex e Chula tiveram oportunidade de integrar o treino do plantel principal.