O treinador do Olhanense, Daúto Faquirá, quer fazer História na Taça de Portugal. Quer isso dizer que o técnico quer vencer, nesta quarta-feira, o Benfica, o clube com mais troféus na prova.

«É uma guerra entre David e Golias», disse Faquirá. «Diz a História que só a cota de malha de bronze que usava Golias pesava o mesmo que David e, extrapolando isto para a dimensão económico-financeira do Benfica, dos seus jogadores e do plantel, sabemos que existe uma diferença abismal entre as duas equipas», considerou o treinador, em conferência de imprensa.

Desse modo, a diferença entre os clubes «confere mais responsabilidades ao Benfica, que tem uma obrigatoriedade, em termos teóricos, de ganhar ao Olhanense», que fica «com aquela percentagem mínima de ganhar» na Luz.

«Mas vamos jogar com ela», declara Faquirá. «O treinador do Benfica sabe que somos uma equipa organizada, com muita estabilidade emocional e pode ser que se faça História», afirmou o treinador dos algarvios, citado pela «Lusa».

Esta é a segunda vez que o Olhanense visita a Luz nesta temporada. Os algarvios perderam no recinto encarnado por 2-0, na liga, mas Faquirá acredita que a equipa «esteve perto de pontuar, de fazer um jogo que permitisse tirar pontos» ao Benfica.

«Estivemos consistentes, concentrados, firmes, fomos audaciosos e procurámos explorar os pontos fracos do adversário», lembrou. «Se fizermos um jogo próximo daquilo que fizemos, se calhar chegando mais vezes à baliza rival, estaremos perto de fazer História e concretizar um feito memorável», concluiu Daúto Faquirá.

Três regressos aos convocados

Para o encontro, Daúto Faquirá chamou João Gonçalves, Lulinha e Toy. São três regressos à convocatória, depois de os algarvios terem ido vencer o Rio Ave, para a Liga, em Vila do Conde.

Também na lista está Carlos Fernandes. O lateral-esquerdo estava com uma lesão no gémeo direito, mas entra nos eleitos para a deslocação à capital. De fora continuam os reforços Cristián Suárez e Esteban Carvajal e, por lesão, Moretto e Delson.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Bruno Veríssimo e Ricardo Batista

Defesas:Jardel, Maurício, Ismaily, Carlos Fernandes, João Gonçalves, Maynard, Paulo Renato e Mexer

Médios:Nuno Piloto, Lulinha, Cadú, Rui Duarte, Jorge Gonçalves, Matias e Fernando Alexandre

Avançados: Toy, Djalmir, Adilson, Paulo Sérgio e Yontcha