José Mota, treinador do Farense, em conferência de imprensa, após o empate a um golo frente ao Famalicão, este sábado, numa partida da 21.ª jornada da Liga:

[Foram duas partes completamente diferentes?]

«Completamente diferente: concordo plenamente. Quem entrou muitíssimo bem foi o Famalicão: sabemos que tem excelentes jogadores e, nos últimos anos, tem sido um clube que se tem projetado no futebol português pela qualidade dos seus jogadores.

É uma equipa que gosta de chamar a si o jogo, gosta de controlar e sabíamos que não podíamos deixar que o Famalicão jogasse.

Na primeira parte, não fomos muito agressivos na pressão dos defesas do Famalicão, os próprios médios jogaram muito livres e o Famalicão, sem criar grandes oportunidades, conseguiu estar a vencer com um grande golo e foi justo.

A segunda parte foi completamente diferente, principalmente pela nossa atitude, pela forma como quisemos mudar o jogo, pelos duelos que ganhámos, obrigando o adversário a recuar as suas linhas.

Não tiveram tanto tempo e espaço para circular a posse de bola, as alterações foram melhorando os fatores que pretendíamos, jogámos mais perto da baliza do Famalicão, tivemos várias oportunidades.

Fizemos dois golos e só valeu um. Ainda tivemos um lance de penálti que não foi assinalado. Fomos claramente melhor equipa na segunda parte, com melhores oportunidades.

Na segunda parte, merecemos os golos que marcámos, mas, afinal, só valeu um: é o nosso futebol.

Dizem que não podemos comentar certas coisas, mas tenho de o referir: quem marca dois golos e acaba por empatar é sempre mau não só para o futebol, como para nós que fomos prejudicados.»

[Opinião do lance com o Chiquinho que se queixa de insultos racistas]:

Para mim, sinceramente, não é caso.

Eu não me apercebi de absolutamente nada. Até me sentei no banco porque queria era que o jogo fosse rapidamente reatado.

Eu ando há tantos anos no futebol e são coisas que não entendo o porquê. Sinceramente, não quero opinar sobre isso [a situação]. É claro que, se aconteceu alguma coisa, tem de ser penalizado.

Vocês conhecem o São Luís. As pessoas de Faro são pessoas boas, que respeitam, que gostam e adoram o futebol.

Nós merecíamos ter ganho: fizemos dois golos e acabámos por empatar. Esse caso é que acho importante que frisassem.»

[Bruno Duarte marcou pelo quarto jogo consecutivo. Está de pé quente?]:

«O Bruno esteve a semana toda sem treinar: esteve com gripe, a antibiótico, fez um esforço enorme para estar no jogo e ainda bem que recuperou porque não tinha mais ninguém.

Nós todos somos poucos e precisamos de todos, vamos tentar recuperar o Rui Costa e o Zé Luís para o futuro.»