O Santa Clara vai entrar no Estádio do Dragão com a manutenção garantida e a tranquilidade de estar no oitavo lugar da Liga. Para Sérgio Conceição, isso não significa mais facilidades para o FC Porto. Pelo contrário. 

«É um adversário mais perigoso, penso eu. Há um fator motivacional importante nos jogos contra os grandes. Se calhar o Fernando Andrade, pelas exibições que fez [contra os grandes], levou a que o FC Porto o fosse buscar. Há motivação e tranquilidade», disse o treinador, na antevisão à receção aos açorianos. «O adversário é muito organizado e competitivo. O João está a fazer um bom trabalho. É uma equipa muito consistente.» 

Sérgio aproveitou para repetir uma ideia já deixada anteriormente: o FC Porto não foi respeitado na marcação deste jogo, apenas três dias após a batalha contra o Liverpool. 

«Escrevi que era muito positivo o facto da federação holandesa ter adiado o jogo do Ajax, em função da meia-final que terão na Champions. Não disse isso a pensar no meu quintal, no meu jardim, mas sim para o bem do futebol nacional. Não sou nenhuma profeta, mas pressinto que essas poderão ser melhores condições para representar o nosso país.» 

Sobre a pressão a que os candidatos ao títulos estão submetidos, Conceição relativizou-a e preferiu dizer que num clube como o FC Porto «todos os jogos são para ganhar». 

«Nesta fase final os jogos ganham um peso adicional. Margem para errar? Fica difícil, mais difícil. Temos essa consciência. Mas não há pressão acrescida.»