Marcano chegou discreto, levantou até alguma desconfiança nos adeptos do FC Porto. Começou como suplente útil, passou a alternar com Martins Indi e atualmente é o patrão do centro da defesa dos dragões.

O espanhol, 28 anos, já leva 44 jogos e um golo na equipa treinada por Julen Lopetegui. Neste período, à volta de 16 meses, Ivan Marcano diz que a única equipa claramente superior ao FC Porto foi o Bayern. E só em Munique. 

«Só o Bayern foi muito superior ao FC Porto. E só em Munique», disse o defesa central, em declarações a O Jogo. Ivan Marcano diz também que o jogo que mais prazer lhe deu foi realizado contra o Basileia, em casa.

«Pode não ter sido o melhor a nível pessoal, mas foi o melhor a nível colectivo. Foi um exemplo perfeito do nosso estilo de jogo».

Comunicador por excelência, Ivan Marcano sublinha a obrigatoriedade de o FC Porto «ganhar, ganhar, ganhar», coloca Benfica e Sporting lado a lado com os dragões «até ao fim» na luta pelo título e  acredita que é possível fazer melhor na Liga dos Campeões. Ou seja, chegar pelo menos às meias-finais.

Marcano lamenta só ter feito um golo pelo FC Porto - «tenho de aproveitar melhor as oportunidades» - e acredita que a chegada de Iker Casillas pode ajudar os outros espanhóis do plantel a chamar a atenção de Vicente Del Bosque.