Iván Marcano está em final de contrato com o FC Porto e tem possibilidade de assinar no imediato por qualquer clube, mas a renovação do vínculo aos dragões não está descartada.

Segundo o Maisfutebol apurou, junto de fonte ligada ao processo, Marcano não tem o futuro decidido e neste momento qualquer opção está em aberto.

O FC Porto apresentou a proposta de renovação de contrato em devido tempo, mas as exigências salariais do defesa-central espanhol de 30 anos estão num patamar acima daquilo que o clube considera neste momento razoável, atendendo até às contingências do fair-play financeiro imposto pela UEFA.

Tem sido noticiado o interesse no jogador por parte do Valência, que já vem desde o último defeso, e até mais recentemente do Benfica. Porém, Pinto da Costa já afirmou que não teme a concorrência dos rivais. «Se eu não puder ficar com Marcano e se ele for parar ao Benfica, o que posso fazer? O que não vou fazer é pagar o que não posso», disse no início de dezembro o presidente portista em entrevista ao jornal O Jogo.

Sérgio Conceição também já afirmou em conferência de imprensa que espera que o clube possa renovar tanto com Marcano como com Diego Reyes, defesa-central mexicano que também está em final de contrato.

Marcano, que chegou em 2014/15 proveniente do Rubin Kazan, já marcou quatro golos em 27 jogos nesta sua quarta época no FC Porto. No total, tem 138 jogos de dragão ao peito e 11 golos, sendo titular indiscutível, um dos capitães de equipa e o patrão da defesa da equipa de Sérgio Conceição.