O FC Porto criticou o selecionador nacional Fernando Santos por não ter poupado o trio do meio-campo habitualmente utilizado por Julen Lopetegui no jogo particular de terça-feira, em que Portugal venceu no Luxemburgo (0-2).

«Cristiano Ronaldo seleciona-se a si mesmo e escolhe os jogos em que alinha pela selecção nacional e agora Fernando Santos decidiu poupar os jogadores do Sporting e Benfica e gastar os do FC Porto», escreve-se na publicação Dragões Diário desta quarta-feira, onde é criticada a excessiva utilização de André André (que fez um golo e fez todo o jogo), Danilo (saiu aos 90 minutos) e Rúben Neves (que jogou 79 minutos), sobretudo considerando o calendário sobrecarregado dos azuis e brancos.

«Para conhecimento do seleccionador nacional, deixamos-lhe o calendário do FC Porto só para as próximas semanas: sábado 21, jogo com o Angrense, terça 24, com o Dínamo Kiev, sábado 28, com o Tondela, quarta 2 de Dezembro, com o União da Madeira, sábado 5, com o Paços de Ferreira e quarta 9, com o Chelsea. Ou seja, seis jogos em 19 dias. Se o senhor seleccionador conhecer alguma equipa portuguesa com mais jogos e com mais necessidade de poupanças que faça o favor de dizer», assinala a newsletter diária dos dragões, que sobre o jogo da seleção salienta que «o meio-campo do FC Porto foi titular, apesar de, curiosamente, Rúben Neves só ter sido chamado depois de João Moutinho se lesionar…».

Refira-se que André André foi o jogador mais utilizado por Fernando Santos nos dois jogos particulares, tendo sido o único que foi titular nos dois encontros. Segue-se por Nani, em segundo lugar, João Mário em terceiro e Gonçalo Guedes em quarto.

Em média, cada jogador do FC Porto (foram convocados três) jogou 55,5 minutos por jogo, enquanto cada jogador do Sporting (também três) jogou 53,1 minutos e cada jogador do Benfica (dois convocados) atuou 52,5 minutos.

Período de utilização de cada jogador dos três grandes:

André André, 2 jogos - 143 minutos
João Mário, 2 jogos - 115 minutos
Gonçalo Guedes, 2 jogos - 114 minutos
William Carvalho, 2 jogos - 109 minutos
Ruben Neves - 2 jogos, 100 minutos
Rui Patrício - 1 jogo, 95 minutos
Eliseu - 1 jogo, 95 minutos
Danilo Pereira - 1 jogo, 90 minutos