O FC Porto conquistou na noite deste sábado o 83.º troféu futebolístico da sua história, ao bater o Sporting, por 2-0, em Leiria.

Ao vencer o clássico, a equipa de Sérgio Conceição levantou pela primeira vez a Taça da Liga, o troféu nacional que lhe faltava no palmarés

Com esta conquista, o FC Porto reivindica ser agora o clube nacional com mais títulos, os trais 83, ultrapassando o Benfica.

Um debate que se arrasta há vários anos, e que deriva de diferentes interpretações. 

Uma das questões está relacionada com a segunda edição da Supertaça, conquistada pelo Benfica, em 1980. A Federação Portuguesa de Futebol classifica as duas primeiras edições da prova como «oficiosas», mas coloca os vencedores na lista completa.

Ao reivindicar o estatuto de clube nacional com mais títulos, o FC Porto não está a contar essa Supertaça, que o Benfica contabiliza.

De referir ainda que as águias incluem também no palmarés a Taça Latina, conquistada em 1950, mas a UEFA não reconhece esta prova.

Nesta disputa a luta é a dois, já que o Sporting segue no terceiro lugar da lista, mas longe, com 54 títulos.

De referir que, nesta contabilidade, o FC Porto ostenta sete conquistas internacionais, nomeadamente dois títulos de campeão europeu (vitória na Taça dos Campeões de 1986/87 e na Liga dos Campeões de 2003/04), e ainda uma vitória na Taça UEFA, outra na Liga Europa, duas na Taça Intercontinental e uma na Supertaça Europeia. O Benfica tem os dois títulos europeus, para além da referida Taça Latina, não reconhecida pela UEFA.

Outro dado curioso, os dragões são, neste momento, detentores de todos os troféus a nível nacional: campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga.

--

Palmarés do FC Porto: 30 campeonatos, 18 Taças de Portugal, 23 Supertaças, uma Taça da Liga, uma Liga Europa, uma Taça UEFA, dois Mundiais de Clubes, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia e quatro Campeonatos de Portugal.

Palmarés do Benfica: 37 campeonatos, 26 Taças de Portugal, oito Supertaças (uma ainda como prova oficiosa), sete Taças da Liga, três Campeonatos de Portugal e duas Taças dos Clubes Campeões Europeus.