Portugal ascendeu, esta sexta-feira, ao 19.º lugar do ranking FIFA feminino, a sua melhor classificação de sempre, na sequência da inédita participação no Mundial 2023.
Portugal, que no Mundial disputado na Austrália e Nova Zelândia, ficou pela fase de grupos, conseguiu uma vitória, diante do Vietname (2-0), e um empate, frente às então bicampeãs mundiais Estados Unidos (0-0). Perdeu apenas ante os Países Baixos, por 1-0.
Em relação ao ranking divulgado em junho, Portugal subiu dois lugares. Antes, era 21.º colocado.
A principal nota na nova atualização do ranking FIFA é a mudança na liderança da hierarquia. A Suécia é a nova líder (2.069 pontos), seguida da inédita campeã mundial Espanha (2.051) e dos ex-líderes Estados Unidos (2.051), enquanto a campeã europeia e finalista vencida do Mundial, a Inglaterra, manteve o quarto lugar (2.030).
Outras mudanças foram as quedas da Alemanha (2.ª para 6.ª), do Brasil (8.ª para 9.ª) e do Canadá (7.ª para 10.ª), enquanto os Países Baixos subiram da 9.ª para a 7.ª posição e o Japão da 11.ª para a 8.ª.
A Espanha, que se sagrou campeã mundial ao vencer na final em Sydney a Inglaterra, subiu do 6.º ao 2.º lugar e só não tira a liderança à Suécia devido ao desaire que teve ainda na fase de grupos, com o Japão (4-0).
A próxima atualização do ranking está prevista para 15 de dezembro.