Portugal vai aproveitar a Algarve Cup para preparar a participação na fase de apuramento para o Europeu em femininos, é essa a garantia dada pelo selecionador nacional antes do início da competição.

«Vamos disputar quatro jogos com algumas das melhores seleções, e é uma oportunidade para avaliar o estado e evolução da equipa para o apuramento do Europeu», disse Francisco Neto, em conferência de imprensa, esta terça-feira.

O técnico considera que a prova algarvia «é extremamente importante para aprender e tentar solucionar o máximo de problemas» com que Portugal se vai confrontar durante os jogos de apuramento para o Euro.

«Sentimos que só defrontando os melhores é que podemos evoluir, para termos capacidade de reduzir e resolver alguns problemas», referiu, acrescentando:

«A equipa cresceu e, desde há dois anos, tem vindo a reduzir a diferença de qualidade de jogo para as equipas de topo. Temos tido cada vez mais um comportamento mais próximo das melhores equipas mundiais, e nesta competição vamos procurar bons resultados em todos os jogos», frisou o selecionador.

A equipa portuguesa vai disputar o grupo B com Brasil, Rússia e Nova Zelândia. O jogo de estreia é frente à Rússia, na quarta-feira, no estádio Municipal de Albufeira. Uma estreia «difícil» segundo o técnico: «A Rússia vale pelo seu conjunto, porque é uma equipa muito experiente, com jogadoras do mesmo clube já com rotinas adquiridas, muito fria e que sabe o que quer.»