Chegaram a Portugal na mesma época, partiram também para o Brasil na mesma temporada. Um defendeu a baliza da União de Leiria, o outro deixou saudades na Luz. Fernando e Léo foram protagonistas de um lance insólito, absurdo mesmo, no campeonato brasileiro.

O guarda-redes joga no Vasco da Gama, agora conhecido pelo nome próprio e o apelido Prass; Léo está no Santos do seu coração. Neste domingo, defrontaram-se na Vila Belmiro, com o guardião a «meter água» e a perder por 4-0.

A jogada é assim: Léo cruza da esquerda, depois de a bola vir do lado contrário. Um defesa do Vasco da Gama toca a bola para Fernando e este agarra-a. Porém, o árbitro nada assinala. Fernando descontrai. Ainda está a passar a repetição do lance quando se ouve um apito.

O guarda-redes relaxou tanto que se esqueceu que Léo tinha ficado para trás, para lá da linha de fundo. Colocou a bola no chão e o «baixinho» rouba-lha. Léo tentou a finta, mas Fernando acabou por derrubá-lo. Mais do que a descrição, é melhor ver as imagens.