A FIFA ameaçou suspender a federação suíça caso o Sion não seja penalizado até 13 de Janeiro.

O comité executivo do organismo que tutela o futebol mundial quer que aquele clube helvético seja sancionado com derrota em todos os jogos que participou com jogadores indevidamente inscritos.

Em caso de incumprimento, a federação suíça «será automaticamente suspensa a partir de 14 de janeiro de 2012».

Ora, caso isso venha a acontecer, o Basileia pode sofrer consequências sérias. O clube suíço qualificou-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, nos quais defronta o Bayern Munique, mas caso a federação seja suspensa, terá de sair da prova.

Por essa razão, o Manchester United está atento ao caso, já que foi terceiro classificado no grupo da Champions que o Benfica venceu, seguido dos suíços.

Em teoria, a equipa inglesa pode ocupar o lugar do Basileia, como aconteceu com o Celtic, que ficou com a vaga do Sion. Outra hipótese que se coloca, é a de o Bayern se qualificar directamente para os quartos-de-final da prova.

A ameaça da FIFA surge na sequência de uma decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, que deu razão à UEFA. O organismo europeu excluiu o Sion da Liga Europa pela indevida utilização de jogadores, que os suíços contrataram quando sofriam de uma suspensão para inscrever futebolistas.

Para além dos clubes, também a selecção helvética fica proibida de disputar jogos internacionais. O Euro 2012 não fica afectado, já que a equipa não se qualificou para a prova.