A FIFA impediu este sábado a aprovação do novo código de combate ao doping no desporto. O organismo que rege o futebol mundial criticou o artigo publicado pela Agência Mundial de Antidopagem (AMA), que proíbe qualquer atleta suspenso de treinar com a sua equipa.
«Se for decidido alterar o Código, então é isso que faremos», afirmou o canadiano Dick Pound, presidente da AMA desde 1999 até hoje, data em que foi eleito o australiano John Fahey..
Na passada sexta-feira, um elemento da FIFA já havia criticado o código que a AMA quer impor, considerando «inaceitável» o artigo que impede qualquer atleta suspenso de treinar-se junto da sua equipa.
«Compreendemos que é um problema mas o Conselho Fundador considerou que é mais importante não poder participar nessas actividades colectivas (treinos) e é essa a mensagem que queríamos enviar», reagiu Dick Pound, antigo líder da AMA.
Nesse sentido, um grupo de trabalho que integra a FIFA deverá ser criado a fim de propor soluções para eventuais modificações ao novo documento.