Zoran Filipovic sorri quando ouve falar em «Benficic», a propósito da aposta em vários sérvios, por parte do clube que representou enquanto jogador e treinador.

«Seria uma grande satisfação ver estes sérvios a ajudar o Benfica a conquistar títulos», disse ao Maisfutebol o antigo internacional jugoslavo, que assume ter acompanhado a prospeção do Benfica nos Balcãs.

Filipovic lembra que foi o primeiro estrangeiro do Benfica proveniente de um país europeu (ou não brasileiro, se quisermos), mas que em trinta anos «o futebol mudou muito». «Agora são mais estrangeiros do que portugueses», constata.

«É a primeira vez que vão estar tantos jogadores sérvios num clube estrangeiro. É bom para eles, pois vai facilitar a adaptação. Seria bom também que o Matic ficasse, para ajudar», diz Filipovic ao nosso jornal.

O técnico analisou ainda que «o Benfica quer lançar jovens no futebol europeu, e essa aposta é correta». «E estes são jovens de qualidade», sustentou depois. Na perspetiva dos jogadores terá pesado «o prestígio do Benfica, que está sempre nas provas europeias». «É uma boa oportunidade para eles. São jovens, com muita margem de progressão», acrescentou.

Pese embora esta nova aposta no futebol sérvio, Filipovic diz que não houve grandes mudanças naquele país. As mudanças verificaram-se do lado dos clubes, no «scouting». «Agora andam a descobri-los, pois querem jovens», reforçou.