João Benedito, guarda-redes de futsal, anunciou esta sexta-feira o fim da sua carreira, um dia depois do fim do contrato com o Sporting. O clube de Alvalade diz que o antigo capitão sai pela porta «rservada aos campeões», pela «porta grande 10 A».

«Ontem terminou o meu contrato com o meu Sporting e consequentemente a minha carreira desportiva. Comunico-o hoje para que saibam por mim. Serei sempre um felizardo, pois representei o meu clube como atleta profissional. É impossível descrever as sensações vividas, os momentos e as conquistas», afirmou o jogador na sua página oficial no Facebook.

João Benedito chegou ao Sporting na época de 1994/1995, numa ligação que só foi interrompida em 2006/2007 para representar os espanhóis do Playas Castellón. Ao serviço do clube leonino, o antigo guarda-redes de futsal conquistou nove títulos de campeão nacional, quatro Taças de Portugal, seis supertaças e uma Taça da Liga. 

«Apenas agradeço do fundo do meu coração aos que, durante a minha carreira, me ajudaram a crescer, me fizeram homem e me transmitiram os princípios que guardarei para a vida. Muito em particular à minha família sportinguista - sócios e adeptos - estarei eternamente grato por me terem feito sentir tão especial», concluiu Benedito.

Através de um comunicado, o Sporting não poupa elogios à carreira de João Benedito, com especial referência à temporada 2012/13, na qual o guarda-redes conseguiu alcançar o seu melhor registo de leão ao peito com 35 jogos, 33 vitórias, um empate e apenas uma derrota. «A sua saída é, portanto, pela porta grande 10 A, que simbolicamente deixou de estar apenas associada ao futebol e passou a ser uma referência no universo de todas as modalidades leoninas», escreve o clube.

20 ANOS DE SPORTING DE JOÃO BENEDITO

Números:

Jogos: 558 (434 vitórias, 59 empates e 65 derrotas)

Golos: 2

Palmarés:

 

CAMPEONATOS NACIONAIS: 9

TAÇAS DE PORTUGAL: 4

SUPERTAÇAS: 4

TAÇA DE HONRA: 1