Jenson Button continua imparável e somou a sexta vitória em sete corridas no Grande Prémio da Turquia aumentando para 28 pontos a vantagem sobre o seu companheiro de equipa Ruben Barrichelo no topo da classificação geral. Uma corrida tranquila para o piloto da Brawn que ultrapassou Vettel na primeira volta e liderou até final com toda a tranquilidade.
Button entra para a história ao ser o primeiro piloto a vencer em Istambul sem ter partido da pole position. Vettel partiu do primeiro lugar, mas um erro numa das primeiras curvas, ainda na primeira volta, permitiu ao líder da classificação geral saltar para a frente para não mais sair. O piloto britânico conseguiu, desde logo, uma vantagem suficientemente confortável para gerir as paragens nas boxes sem nunca perder a liderança.
A maior emoção residiu na luta entre os dois Red Bulls pelo segundo lugar, com Mark Webber a levar a melhor com uma melhor gestão nas paragens nas boxes. A corrida de Rubens Barrichello ficou comprometida depois de um tique com Sutil. O piloto brasileiro ainda tentou manter-se na corrida, mas acabou por abandonar.
Destaque ainda para a boa corrida de Jarno Trulli, quarto classificado, que teve problemas de início, mas recuperou bem. A Ferrari ainda conseguiu pontuar, com Felipe Massa na sexta posição, mas voltou a desiludir com um andamento muito inferior aos carros da frente. Pior ainda está a McLaren com o campeão do Mundo Lewis Hamilton a não consegui melhor do que um 13º lugar à frente do seu companheiro Kovalainen.
Jenso Button passou pela recta da meta, na última volta, já a travar, com uma vantagem confortável sobre os Red Bull, ficando, agora, com mais 39,5 pontos de vantagem no topo da classificação. Com mais dois triunfos o piloto britânico poderá reclamar o título de campeão.
Classificação final do Grande Prémio da Turquia, sétima prova da temporada 2009 da Fórmula 1
1 Jenson Button (Brawn-Mercedes), vencedor
2 Mark Webber (RBR-Renault), +6.7 secs
3 Sebastian Vettel (RBR-Renault), +7.4 secs
4 Jarno Trulli (Toyota), +27.8 secs
5 Nico Rosberg (Williams-Toyota), +31.5 secs
6 Felipe Massa (Ferrari), +39.9 secs
7 Robert Kubica (BMW Sauber), +46.2 secs
8 Timo Glock (Toyota), +46.9 secs
9 Kimi Räikkönen (Ferrari), +50.2 secs
10 Fernando Alonso (Renault), +62.4 secs
11 Nick Heidfeld (BMW Sauber), +64.3 secs
12 Kazuki Nakajima (Williams-Toyota), +66.3 secs
13 Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), +80.4 secs
14 Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes), +1 volta
15 Sebastien Buemi (STR-Ferrari), +1 volta
16 Nelsinho Piquet (Renault), +1 volta
17 Adrian Sutil (Force India-Mercedes), +1 volta
18 Sebastien Bourdais (STR-Ferrari), +1 volta