O piloto finlandês Valtteri Bottas foi punido em três lugares para o Grande Prémio da Estíria em Fórmula 1, na Áustria, no próximo domingo, depois de um pião feito na ‘pit lane’ (zona das boxes), que aconteceu na sequência de uma troca de pneus.

O momento, tão caricato quanto perigoso, sucedeu na segunda sessão de treinos livres, esta sexta-feira. O piloto foi depois ajudado por mecânicos da McLaren, que colocaram o carro no sentido correto.

Após o episódio, a McLaren mostrou um misto de fúria e descontentamento ao diretor de prova da FIA, Michael Masi, dizendo que o que Bottas fez foi «absolutamente ridículo» e que podia ter «derrubado» os elementos da equipa britânica.

«Eu girei. Tentámos algo diferente ao sair da box e sim, houve algumas variáveis em relação ao que costumamos fazer para girar e foi por isso que fiz o pião», disse Bottas, que disse – ainda antes de saber da punição – que ficaria «surpreendido» se houvesse alguma penalização. Certo é que houve e o finlandês já o sabe na véspera da qualificação.

«Quando [o Bottas] saiu da designada posição de pit stop, ele perdeu o controlo do carro. Ele sobrevoou, girou e parou perto da pit da McLaren», referiu o veredicto dos comissários.