(Notícia actualizada às 15h com declarações do presidente da EDP)

O ranking das 500 maiores empresas do Mundo, divulgado pela CNN, conta com duas companhias nacionais: a Galp e a EDP ocupam o 414.º e o 457.º lugar, respectivamente, numa lista que coloca no top duas petrolíferas - a Royal Dutch Shell e a Exxon Mobil.



Em terceiro lugar está a Wal-Mart Stores, logo seguida de outras empresas petrolíferas como a BP, a Chevron e a Total.

A Galp e a EDP, as duas empresas nacionais - ambas do sector energético - que cabem neste ranking, e que se baseia nas vendas das empresas no ano passado, registaram receitas de 22.230 e 20.337 milhões de dólares, respectivamente.

A petrolífera liderada por Ferreira de Oliveira, uma repetente nesta lista, está pouco abaixo da McDonald`s ou da Staples, e ultrapassa a Coca-Cola e a Google.

Já a empresa comandada por António Mexia, que marca este ano a sua entrada directa para o ranking Fortune Global 500, está um lugar acima da Mitsubishi Motors.

O presidente executivo da eléctrica nacional mostra-se satisfeito com este reconhecimento. «Mostra o que é a capacidade de, mesmo num cenário global difícil, evoluir muito e de termos características que nos distingue de outras empresas», comentou António Mexia, num encontro com jornalistas, a propósito do Dia do Fornecedor.