O ex-internacional Vítor Baía vai ser «mandatário desportivo» da candidatura de Fernando Gomes à presidência da FPF, escreve a Agência Lusa. Para além disso, Herculano Lima, actual presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, é candidato à liderança do Conselho de Disciplina da FPF.

Carlos Marta é candidato à presidência

Segundo uma declaração divulgada pela candidatura, Baía confirma ter aceite o convite, colocando-se à disposição de Fernando Gomes «para tudo aquilo que ele entenda»: «Como já tinha afirmado publicamente, entendo que a pessoa mais bem preparada para liderar o futebol nacional é o dr. Fernando Gomes. A ele unem-me laços afectivos fortes, mas o apoio que lhe dou é baseado na racionalidade: é um economista de grande capacidade, tem um perfil executivo e rege a sua vida por objectivos e resultados.»

Herculano Lima, que substituiu Ricardo Costa na presidência da CD da Liga, já foi presidente do Conselho de Justiça da FPF. O juiz aposentado deixou o cargo por discordar com algumas das decisões tomadas no âmbito do processo «Apito Final», nomeadamente a redução de seis meses para cem dias de uma pena aplicada a Valentim Loureiro. O castigo permitiu que o dirigente se mantivesse como presidente da Assembleia Geral da Liga.

As eleições realizam-se a 10 de Dezembro. O prazo de apresentação das candidaturas termina esta quinta-feira.