A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta segunda-feira que os relatórios de jogo das equipas de arbitragem vão passar a ser divulgados publicamente. A medida é aplicada a todas as competições profissionais e tem efeitos práticos já a partir da próxima época.

Segundo uma nota publicada pelo organismo, «os relatórios de jogo das equipas de arbitragem serão divulgados no site da FPF depois de concluída a análise e publicadas as decisões do Conselho de Disciplina».

A decisão surge depois de terem sidos consultados o Conselho de Arbitragem, presidido por José Fontelas Gomes, e o Conselho de Disciplina, liderado por José Manuel Meirim.

«Atendendo à necessidade constante de ajudar todos os intervenientes – nomeadamente os adeptos - a conhecer e compreender todas as dimensões do futebol, o Conselho de Arbitragem entende que a divulgação pública dos relatórios de jogo das equipas de arbitragem é uma boa prática, amiga da transparência, e deve ser tomada a partir do início da época 2017/18», justificou Fontelas Gomes.

«A APAF manifesta a sua inteira concordância com esta decisão da FPF e do Conselho de Arbitragem. Os relatórios das equipas de arbitragem são elementos estruturantes do futebol, nomeadamente o profissional, pelo que não vemos qualquer entrave à divulgação pública, nos termos definidos pela FPF», acrescentou Luciano Gonçalves, da APAF.