Quatro jogadores da seleção francesa presente no Euro 2012 vão ser alvo de processos disciplinares por parte da Federação daquele país, anunciou o presidente da FFF nesta terça-feira.

Samir Nasri, Hatem Ben Arfa, Jeremy Menez e Yann M Vila são os jogadores acusados de conduta imprópria durante a fase final da competição. «Os quatro foram convocados para comparecer perante o comité disciplinar», confirmou o presidente federativo, Nöel Le Graet.

Nasri é acusado de insultos a um jornalista, após a derrota da França diante da Espanha, nos quartos de final. Já Menez terá tido o mesmo comportamento para com o guarda-redes e capitão de equipa, Hugo Lloris. Ben Arfa, por sua vez, ter-se-à envolvido numa discussão com o selecionador Laurent Blanc, no balneário, enquanto o médio MVila não aceitou cumprimentar o técnico ao ser substituído durante o jogo com os espanhóis.

Os incidentes surgem dois anos depois dos problemas disciplinares vividos pela seleção francesa no Mundial da África do Sul, que culminaram com a demissão do selecionador Raymond Domenech. Neste caso, Laurent Blanc já seguiu o mesmo caminho, estando em aberto a sua sucessão.

Na mesma conferência de imprensa, Le Graet anunciou que Didier Deschamps, um dos candidatos ao cargo, terá pedido até final da semana para refletir. O presidente da federação revelou ainda que o prémio de passagem aos quartos de final, acordado com a equipa, ficou «congelado» devido aos incidentes disciplinares.