Os jogadores costumam definir o fenómeno de uma forma simples: «Quando a bola começa a rolar, tudo o que está à volta desaparece e só nos concentramos no jogo.»

Uma das magias do futebol é esta. E ainda bem, no caso particular do futebol português. Ou seja, quando começar o Benfica-Porto de domingo, os 22 homens que estarão em campo, mais os seus suplentes e os treinadores, vão esquecer as guerras bacocas e concentrar-se na saudável rivalidade que as duas equipas, por força dos resultados, têm alimentado.

No entanto, por mais sentido que faça a teoria da abstracção total, os mesmos jogadores que a explicam também confessarão, sem rodeios, que preferem jogar num estádio cheio, colorido e animado.

Se for para a frente a imposição do Benfica, os adeptos do Porto não terão bandeiras nem tambores nas bancadas da Luz. André Villas-Boas tem razão quando afirma que é mais uma medida anti-futebol por parte dos encarnados. Mas enfim, ele também sabe que a vitória e o título, ou o empate, ou a derrota, não dependerão disso. Como também sabe que o Porto não tem propriamente um telhado de betão no que respeita a estas guerrinhas absurdas.

Tendo em conta aquilo a que nos temos habituado, a semana que antecedeu o clássico não correu mal de todo. O rescaldo das eleições do Sporting e os jogos da Selecção, ainda que a brincar, deixaram pouco espaço e tempo para grandes diatribes por parte dos protagonistas habituais, os dirigentes.

Mesmo assim, mal seria a semana ter terminado sem um conselheiro de clube ter a ideia de retaliar proibições às claques, e do outro lado outros conselheiros terem trazido o caso ao conhecimento público. Nem era Benfica-Porto se não houvesse, no mínimo, uma trocazinha de comunicados. Mas ficou bem assim, podia ter sido bem pior, afinal o que interessam umas cornetas a mais ou a menos na bancada?

Os dirigentes e os seus conselheiros continuarão, felizes, a achar que são maiores que o futebol. Mas não são - pelo menos por enquanto. O que se saúda.

*Editor Desporto TVI

www.futebolcomtodos.pt

www.futebolcomtodos.com