O Sp. Braga visita o reduto da Naval 1º de Maio no encerramento da 12ª jornada da Liga 2010/11. Acompanhe todas as incidências do encontro, agendado para as 20h15, aqui no Maisfutebol.

SIGA O NAVAL-SP. BRAGA EM DIRECTO

A Naval jamais ganhou ao Sp. Braga, quer em casa, quer fora. Na Figueira, o melhor que conseguiu, em oito jogos, foram três empates. O último, em 2007, já que as duas mais recentes deslocações minhotas ao reduto navalista saldaram-se por triunfos forasteiros, com destaque para a goleada imposta na época passada, quando os arsenalistas não desarmavam na luta pelo título com o Benfica: 0-4.

Quase um ano depois, a demonstração de pujança dos comandados de Domingos Paciência não se enquadraria no actual cenário. A equipa tem marcado passo nas competições internas, enquanto vai coleccionando sucessos pela Europa, e ninguém se atreverá, neste momento, a apostar numa goleada bracarense no encerramento da 21ª jornada da Liga.

O Sp. Braga vem, até, de duas derrotas consecutivas nesta prova, diante de F.C. Porto e P. Ferreira, numa época marcada pela irregularidade, em que, por exemplo, nunca conseguiu algo tão simples como engrenar duas vitórias de seguida. Resultado? Um oitavo lugar bem distante das ambições iniciais do clube. Urge, por isso, ganhar na Figueira, até porque isso significará um salto para o sexto posto.

Ambição é o que não tem faltado à Naval de Carlos Mozer. Depois de deixar a lanterna-vermelha para o Portimonense, as atenções dos jogadores viram-se agora para a delicada missão de ultrapassar a linha-de-água, à distância de cinco pontos - já esteve a quatro e estava a oito quando o brasileiro chegou.

Os figueirenses têm marcado sempre desde a última mudança de treinador e isso permite-lhe ficar nais perto de vencer. A equipa soma quatro jogos consecutivos sempre a pontuar mas apenas num deles, com a Académica, conseguiu os três pontos. Se não perder esta segunda-feira, completará um mês completo sem derrotas.

Mas o grande desafio mesmo é conseguir o feito inédito de bater os bracarenses. O primeiro adversário à tona da água, o V. Setúbal, perdeu nesta jornada e, desta forma, a fronteira da salvação poderia ficar a escassos dois pontos, além de ser necessário responder ao triunfo do Portimonense em Aveiro. A permanência deixou de ser uma miragem na Figueira.

Equipas prováveis:

NAVAL: Salin; Carlitos, Gomis, João Real e Camora; Manuel Curto e Godemèche; Marinho, Edivaldo e Simplício; Fábio Júnior.

Outros convocados: Bruno, Rogério Conceição, Daniel Cruz, Alex Hauw, João Pedro, Giuliano, Previtali e Bruno Moraes.

SP. BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Rodriguez, Kaká e Sílvio; Custódio; Mossoró e Hugo Viana; Alan, Lima e Ukra.

Outros convocados: Marcos, Guilherme, Marco Ramos, Aníbal, Salino, Vinícius, Hélder Barbosa, Keita e Meyong.