Portugal está entre as sessenta equipas que jogarão, entre 12 e 19 de setembro, o Mundial de Futebol de Rua em Amesterdão, na Holanda.

A equipa portuguesa é composta por oito jovens institucionalizados de várias cidades do país e foi apresentada esta quinta-feira. Sendo um resultado de  quase um ano de seleções, com torneios regionais que juntaram 900 participantes, dos quais foram primeiro escolhidos 248.

«São pessoas que muitas vezes não têm hábitos de disciplina, e conseguirmos isto, e ter esta equipa, é um trabalho fantástico», disse a presidente da Associação CAIS.

​Para Anabela Pedro, «o futebol é um meio, não um fim», justificando que este torneio serve, essencialmente, para «promover a dignidade».

Portugal nunca venceu o Mundial de Futebol de Rua, mas já chegou a uma final, sendo um dos países mais bem cotados, estando no terceiro lugar do ranking destas seleções.

Até ao início campeonato, a equipa portuguesa vai fazer um estágio em Lisboa, que inclui não só treinos desportivos, mas também de competências pessoais e sociais e atividades culturais e recreativas, com o patrocínio da Fundação Benfica.