Está em Lisboa o detentor da melhor marca mundial da maratona. Haile Gebrselassie, de 34 anos, veio a Portugal para participar na meia-maratona da capital. Na verdade, trata-se de um regresso pois o etíope já venceu a prova em 2002. Mas este ano quer obter a melhor marca de sempre, tanto no percurso total, como aos 20 e aos 15 quilómetros.
«A minha preparação foi boa, mas bater um recorde do mundo não é uma coisa fácil», disse o atleta, com um grande sorriso, uma das suas imagens de marca. «Nunca se sabe se conseguimos fazê-lo, mas tenta-se», acrescentou o etíope que, ao longo da carreira, já bateu 25 recordes mundiais.
Berhane Adere quer imitar o comptariota
Ou seja, se é possível correr os poucos mais de 21 quilómetros em menos de 58 minutos e 33 segundos, Gebrselassie parece o homem indicado para tal, até porque o próprio admite sentir-se em forma: «Fisicamente estou bem, tenho-me preparado para pista, mas isso não é problema.»
Por fim, uma questão que tem dado que falar. A ausência do etíope na maratona de Pequim, nos Jogos Olímpicos de 2008. «Não vou participar, só nos dez mil metros. Não vou mudar de ideias. Só mudo se eles mudarem», referiu, lembrando as razões que o levaram a ficar fora de prova. Gebrselassie é asmático e decidiu não correr na China, devido à poluição existente no centro de Pequim.