As vendas da General Motors na Europa atingiram um volume de 2,04 milhões de veículos em 2008, com uma quota de mercado de 9,3 por cento.

Apesar das difíceis condições económicas, a GM conseguiu vender mais de 2 milhões de veículos pelo terceiro ano consecutivo no Velho Continente.

A Chevrolet manteve o ritmo anual de crescimento, alcançando novo marco histórico de mais de meio milhão de automóveis vendidos na Europa. Enquanto o sector enfrentou uma diminuição do valor total de 5%, a Chevrolet cresceu cerca de 11%, comercializando mais de 507.000 automóveis e estabelecendo assim um novo recorde de quota de mercado de 2,3%.

«Considero que o nosso desempenho é um sucesso nestes tempos difíceis. Estamos encorajados com as nossas vendas num momento em que enfrentamos um conjunto de desafios económicos sem precedentes devido à crise económica global», afirma Carl-Peter Forster, presidente da GM Europe.

Opel: recorde de vendas na Europa Central e de Leste

A Opel (Vauxhall no Reino Unido) comercializou mais de 1,4 milhões de veículos na Europa em 2008, o que se traduz num decréscimo de 10,5% face ao ano passado. O resultado deve-se aos efeitos da crise financeira que se alastrou a importantes mercados da Europa Ocidental e que afectou generalizadamente o sector.

Contudo, o desempenho da Opel na Europa Central e de Leste continua a destacar-se.

A Opel cresceu 41% na Europa de Leste, ou seja, quase 4 vezes mais do que o mercado, comercializando 257.000 automóveis. Na Rússia, as vendas da marca registaram um aumento de 49%, para cerca de 100 mil veículos.

Já no mercado português de veículos de Passageiros, a Opel terminou o ano na segunda posição da tabela de vendas, com um total de 18.571 automóveis comercializados e uma quota de 8,7%.

Apesar de um decréscimo de volume de 14, 5% face a 2007, a marca alemã esteve em particular evidência no segmento dos utilitários e dos familiares médios, colocando a versão Opel Corsa 1.3 Enjoy no topo das vendas do seu segmento e do mercado.

Por seu turno, o Opel Astra ocupou uma sólida segunda posição no ranking de vendas do segmento, a poucas unidades do primeiro lugar.

No que diz respeito a Comerciais, a Opel voltou a liderar o mercado em Portugal no mês de Dezembro de 2008, com uma quota de 16,8%.

A marca terminou o ano com um total de 7743 veículos comerciais vendidos, a pouco mais de meia centena de unidades do primeiro lugar e reforçou a sua penetração neste mercado para 14% no conjunto dos doze meses, mais 0,7 pontos percentuais (p.p.) que em 2007.

Entre os modelos derivados de automóveis de passageiros, o Opel Corsa e o Opel Astra lideraram destacados os seus segmentos, com quotas superiores a 30 e 40%, respectivamente.