O Benfica oficializou, ao início da noite desta quinta-feira, a contratação do médio alemão Julian Weigl até 2024. O jogador de 24 anos fica com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, já comunicada pelos encarnados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
«A Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que o jogador Julian Weigl realizou exames médicos com sucesso e celebrou com esta Sociedade um contrato de trabalho desportivo que vigora até 30 de junho de 2024, o qual inclui uma cláusula de rescisão no valor de € 100.000.000 (cem milhões de euros)», pode ler-se, no comunicado do Benfica à CMVM.
Na segunda-feira, a SAD do emblema encarnado já tinha comunicado à Comissão que tinha chegado «a acordo com o Borussia Dortmund para a aquisição da totalidade dos direitos» de Weigl, por 20 milhões de euros, estando agora confirmada «a efetivação da aquisição dos direitos do referido jogador».
LEIA MAIS: todas as notícias do Benfica
Questionado pelos canais do clube o porquê de mudar-se para o Benfica, Weigl respondeu: «Porque o Benfica é realmente um grande clube, com uma grande história e tive boas conversas com Rui Costa, o presidente e o Tiago Pinto. Senti que queriam mesmo que eu viesse para o Benfica e tive um sentimento especial durantes essas conversas. Ficou claro para mim que queria mudar-me para cá e também já sei como é o ambiente no estádio. Joguei pelo Borussia Dortmund aqui, os adeptos são ótimos e estou ansioso por jogar para eles.»
De resto, o médio alemão admitiu que procurou mais informações junto àqueles que, no Dortmund, conheciam melhor a realidade do clube da Luz.
«Primeiro falei com o Witsel, também falei com o Raphael Guerreiro que não jogou cá, mas gosta muito do clube. Só ouvi coisas boas e foi bom saber que outras pessoas tiveram o mesmo sentimento que eu»
Antes da apresentação oficial, o internacional alemão por cinco ocasiões filmou, em viagem, a passagem pelo Estádio da Luz, no qual vai jogar agora, com a camisola 28.
Weigl, que terminou a formação no TSV 1860 Munique, clube no qual subiu a sénior em 2013/2014, mudou-se para o Borussia Dortmund no verão de 2015 e esteve no agora anterior clube por quatro épocas e meia.
Em 2019/2020, levava vinte participações em jogos e um golo apontado pelo Borussia. Segue-se nova aventura, fora do país natal, no terceiro clube da carreira principal.
MERCADO: tudo o que está a acontecer no mundo das transferências