Real Madrid e Leeds defrontam-se amanhã (terça-feira), no Santiago Bernabéu, num encontro que poderá definir o vencedor do Grupo D da segunda fase da Liga dos Campeões. As duas equipas já asseguraram a qualificação para a fase seguinte mas a luta pelo primeiro posto continua a ser aliciante já que permitirá evitar o confronto com os líderes dos restantes grupos no sorteio para os quartos-de-final. 

O Real tem dez pontos, mais um que o Leeds, e a vitória amanhã será suficiente para assegurar a vitória no grupo antes da última jornada. A equipa de David O¿Leary também terá possibilidades de conseguir o primeiro posto caso regresse de Madrid com uma vitória. No entanto, no primeiro encontro, em Elland Road, em Novembro passado, os merengues venceram facilmente com golos de Hierro e Raúl no segundo tempo. 

Mas o Leeds desloca-se ao Bernabéu sem nada a perder e poderá encontrar motivação extra frente a um Real que abranda quando não joga sob pressão. Por curiosidade, as duas equipas chegam a este jogo depois de terem defrontado os respectivos rivais no último sábado. O Leeds foi infeliz no empate (1-1) que trouxe de Old Trafford, frente ao Manchester United, enquanto o Real teve a fortuna do seu lado no empate (2-2) que cedeu no Santiago Bernabéu com o Barcelona. 

Vicente del Bosque conta com duas baixas importantes no seu «onze» habitual. Roberto Carlos está ao serviço da selecção e deverá ser rendido pelo argentino Solari, enquanto Helguera está castigado e deverá ser substituído por Celades. O treinador do Real Madrid poderá ainda fazer descansar Hierro ou Salgado e dar oportunidades a Geremi ou mesmo a Manuel Sanchis. A confirmar-se esta última possibilidade, o veterano defesa passará a integrar o restrito grupo de quatro jogadores com cem jogos nas competições europeias: Bergomi (117 no Inter), Clemence (104 no Liverpool e Tottenham), Preud¿Homme (Standard, Malines e Benfica) e Matthaeus (B. Moenchengladbach, Bayern e Inter). 

Equipas prováveis: 

Árbitro: Ryszard Wojcik (Polónia) 

REAL MADRID: Casillas; Salgado, Karanka, Hierro e Solari; McManaman, Makelele, Celades e Figo; Raúl e Morientes.

Castigados: Helguera

Lesionados ou indisponíveis: Roberto Carlos. 

LEEDS: Martyn; Harte, Rio Ferdinand, Radebe e Matteo; Bakke, Dacourt, Batty e Kewell; Viduka e Alan Smith.

Castigados: Danny Mills

Lesionados: Gary Kelly, Robbie Keane, Bowyer e Woodgate. 

Veja aqui a classificação, todos os resultados e o calendário até à final.