A saída de Jankauskas do Benfica, que acabou por assinar pelo F.C. Porto, foi uma das grandes surpresas deste defeso. Gorada a hipótese de contratar Benny McCarthy, o clube das Antas continuou no mercado à procura de um ponta-de-lança e acabou por agarrar uma oportunidade única de contratar um jogador com características especiais de provocar o arqui-rival da Luz.

No meio disto tudo está uma pessoa, um estrangeiro, que chegou ao futebol português há menos de um ano e que já agita tantas paixões e sentimentos contraditórios, nomeadamente na massa adepta.

O lituano louro também ainda não percebeu muito bem o que se está a passar na sua vida e na sua carreira. As questões sobre o Benfica têm-lhe causado evidente embaraço e se, anteriormente, em entrevistas individuais, conseguiu ir fugindo a afirmações polémicas, hoje, em conferência de imprensa, foi-lhe impossível esconder emoções e atrapalhações.

«Nunca disse que o Benfica era a minha religião. A importância que o Benfica tem para os adeptos é que é igual à sua religião», começou por referir, explicando que «o Porto também é um religião para os seus adeptos». No fundo «todos os grandes clubes têm muitos adeptos, que dão tanta importância ao clube como à religião».

Depois de uma saída airosa, que deixou para trás em duas penadas a entrevista que deu recentemente ao «Diario Vasco», quando ainda vestia de encarnado, o problema surgiu quando se lhe perguntou se gostaria de ter continuado no Benfica. Seguiram-se 15 segundos de silêncio, sorrisos e maçãs do rosto rosadas. O incómodo era evidente e Jankauskas chegou a perguntar: «Como é que posso responder?» Surgiu a sugestão de um simples sim ou não, o que acabou por desbloquear a situação: «O Benfica é o passado, agora interessa é falar no futuro».

Ainda não pensou como vai ser jogar no Estádio da Luz, mas lhe é solicitado para comparar os planteis do Benfica e do F.C. Porto subsiste o respeito por todos: «P Benfica tem jogadores de grande qualidade e todos os jogadores do F.C. Porto também são de grande qualidade. É difícil dizer quem tem mais qualidade e penso que só vai ser possível comparar no final da época».