«O Dr. Marques Mendes está disponível para debates televisivos em que se discuta a filosofia da orientação do partido e o futuro do país», disse à «Lusa», o porta-voz da candidatura do actual líder social-democrata às directas, Macário Correia.

Contudo, acrescentou, «até ao momento não há qualquer convite da parte dos órgãos de comunicação social».

No domingo, numa carta aberta dirigida a Marques Mendes, Luís Filipe Menezes desafiou o seu adversário a aceitar participar em debates nos meios de comunicação social para motivar os eleitores sociais-democratas.

Na carta, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia defende que os debates «ajudarão o PSD a virar-se para fora» e darão a conhecer as ideias dos candidatos, para além de servirem de fórum para «denunciar pública e veementemente as graves e irresponsáveis medidas» que acusa o PS de praticar.

Numa resposta ao desafio de Luís Filipe Menezes, o porta-voz da candidatura de Marques Mendes garantiu a disponibilidade do actual líder social-democrata para debates televisivos, «tal como aconteceu em 2005», quando o autarca de Gaia e Marques Mendes disputaram pela primeira vez a liderança do partido.

Apesar de existir disponibilidade por parte de Marques Mendes, insistiu Macário Correia, a realização de debates televisivos terá de ser definida pelos órgãos de comunicação social.

«São decisões que têm de ser tomadas, em primeiro lugar, pelos órgãos de comunicação social e não pelo frenesim de uma agência de comunicação», acrescentou Macário Correia, numa crítica implícita à candidatura de Luís Filipe Menezes, que contratou uma agência de comunicação para a campanha das eleições directas marcadas para 28 de Setembro.